A nova diretoria da AJUFESP (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul) tomou posse no dia 3/6, em cerimônia realizada na sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo. Assumiu a presidência da entidade com mandato entre 2019 e 2021 o juiz federal Otávio Henrique Martins Port. Na ocasião, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, presente ao evento, foi homenageado com o título de associado benemérito da AJUFESP. O título foi entregue pela nova vice-presidente da AJUFESP de São Paulo, juíza federal Isadora Segalla Afanasieff. A BRASILCOM foi representada pelo vice-presidente Executivo, Abel Leitão, e o diretor Jurídico, Claudio Araújo.

No discurso de posse, o novo presidente da AJUFESP falou sobre as crises sob as quais o Brasil vive atualmente. “Uma de natureza fiscal e outra de natureza política”, explicou Martins Port. “As severas restrições orçamentárias impostas à Justiça Federal trazem a necessidade de mudanças importantes na forma de alocação de recursos humanos e materiais e na organização do trabalho dentro das unidades judiciárias”, afirmou.

Para o novo presidente da AJUFESP, porém, a crise política “que ora atravessamos é ainda mais preocupante”, definiu. “O quadro atual em nosso país é de acirramento dos ânimos, de intolerância, de falta de respeito às divergências. A dificuldade no diálogo interdita o debate, essencial ao processo democrático. Traz como consequência a desconfiança e, no limite, pode levar à paralisação do funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo”, afirmou Martins Port.

Nas palavras do juiz federal, “o processo de enfraquecimento da política favorece a adoção das soluções miraculosas, das panaceias, dos remédios salvadores que supostamente, se aplicados, levarão o país a superar a crise. A panaceia do momento é a proposta de reforma previdenciária”, disse Otávio Port. “Não podemos deixar de nos insurgir em face do rótulo de privilegiados que foi impingido aos juízes, em grande parte para justificar a necessidade de aprovação da reforma previdenciária da forma como foi posta”, rebateu em seu discurso.

Otávio Martins Port tomou posse após processo eletivo no lugar do juiz federal Bruno César Lorencini, que esteve à frente da entidade no biênio 2017-2019.

Estiveram presentes na cerimônia, além do presidente do STF, a presidente do TRF-3, desembargadora federal Therezinha Cazerta, o presidente da Ajufe – Associação dos Juízes Federais do Brasil, Fernando Mendes, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção SP, Caio Augusto.

Fonte: Ajufesp