Foto: Paula Johas

A Casa Firjan sediou, nesta quarta-feira (02/10), o 2º Seminário Nacional do GNV – Oportunidades da Abertura no Mercado do Gás para Veículos Pesados, promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa), com o apoio da Firjan. O evento atraiu cerca de 300 pessoas, que lotaram o auditório e também o Lab de Cocriação, onde foi disponibilizada transmissão simultânea. A BRASILCOM foi representada pelo vice-presidente executivo, Abel Leitão.

Renata Isfer, secretária adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, ressaltou o papel do gás como o grande combustível da transição energética e falou sobre o programa Novo Mercado de Gás, lançado no primeiro semestre deste ano. “As propostas do programa representam um marco histórico no setor, mas a transição implica mudanças estruturais e comportamentais por parte do agente dominante. Os estados também têm participação fundamental na concretização desse programa, além do Congresso Nacional”, disse, acrescentando que o uso do GNV deverá crescer nos últimos anos.

Para Lucas Tristão, secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, o estado do Rio tem tudo para ser a grande capital da transição energética mundial. “Incentivamos o uso do gás não somente para os veículos pesados, mas na geração de energia e atividade industrial. É importante também reduzirmos o preço da molécula desse combustível. O gás é o produto que reconduzirá o Rio à reindustrialização”, frisou.

Fonte: Firjan/Brasilcom