Maurício Rejaile, Jefferson Rejaile e Abel Leitão, respectivamente presidente e vice-presidentes da BRASILCOM, se reuniram em Brasília, na última quinta-feira (14 de julho), com o ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida. Na oportunidade, foram apresentadas as principais conclusões do segundo estudo patrocinado pela BRASILCOM feito pela equipe do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), sobre o programa RenovaBio. O estudo levou a BRASILCOM a apresentar ao Ministério duas propostas de curto prazo e de suma importância para o setor de distribuição de combustíveis.
A primeira foi uma solicitação para que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abra uma investigação para apurar a alta excessiva dos preços dos Créditos de Carbono (CBIOs) registrada nos últimos meses. A segunda proposta foi a de prorrogação para 2023 do prazo para o atendimento às metas individuais de descarbonização, que terminaria em 31 de dezembro deste ano.
“O ministro foi bastante positivo na aceitação de nossos pedidos, que já foram recomendados às esferas competentes”, disse Abel Leitão, acrescentando que outras medidas de melhoria do RenovaBio serão avaliadas durante seminário marcado para os dias 27, 28 e 29 de julho.