A Federação Brasilcom esteve presente na reunião com a Secretaria de Petróleo, Gás NaturaL e Biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energia, no dia 24 de abril, para tratar a respeito das antecipações e implantação do B10 até março de 2018.
Conforme informou o secretário, Márcio Félix, é orientação do Governo Federal agilizar o processo e, por esse motivo, não será formado Grupo de Estudo para analisar todos os impactos, principalmente os logísticos, muito contestados pelos grupos representando os fabricantes e pela Federação.
A Federação Brasilcom questionou o representante da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) sobre a demora em realizar os testes com percentuais mais elevados de biodiesel, e solicitou a conclusão e divulgação do resultado destes estudos antes da implantação de novos percentuais de biodiesel.
O secretário não informou se haverá uma fase intermediária entre a implementação do B9 – que os fabricantes desejavam ser implementada no mês de julho deste ano – e a implementação do B10. Segundo Félix, sera realizada reunião no mês de junho do CNPE/MME para estabelecer as datas e definir de forma final a implementação acelerada do aumento da mistura de biodiesel.
Estavam presentes na reunião ANP-SAB, Petrobras, Aprobio, Ubrabio, Sindicom e Anfavea.