As alternativas para a operação dos portos do estado do Pará em relação às atividades das distribuidoras de combustíveis foi o assunto principal da reunião entre a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, a Associação e a Federação Brasilcom, a Petrobras, o Sindicom, a Antaq, a ANP e a CDP (Companhia de Docas do Pará), no dia 25 de abril, em Brasília.
Depois de debates o entendimento é que o Governo Federal está decidido a obter da indústria os investimentos de que precisa para reorganizar a operação nos portos do Pará e assegurar uma melhor qualidade no suprimento de combustíveis naquele que, por ser o ponto de entrada da Amazônia, é de fundamental importância no abastecimento de combustíveis da região.
A Federação Brasilcom assumiu o compromisso de preparar e apresentar um planejamento de suas associadas interessadas na operação naquela região para viabilizar a utilização do terminal de Vila do Conde para suas instalações. Um Grupo de Trabalho da Federação será montado com esse objetivo.