O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, e o diretor Aurélio Amaral participaram, nesta segunda-feira (26/3) do Seminário “O Planejamento Energético da matriz veicular do Brasil até 2030”, organizado pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúçar-PE), em Recife (PE).

Décio Oddone fez a palestra “Potencial de Negócios em Exploração de Petróleo e Gás nos Estados do Nordeste do Brasil”. Em sua apresentação, destacou as oportunidades do setor de petróleo e gás natural no Nordeste, como a oferta de 32 blocos em mar e de outros oito em terra, na 15a. Rodada de Licitações para Áreas de Exploração e Produção, que será realizada no próximo dia 29 (quinta-feira). O diretor-geral da ANP ressaltou ainda a participação da região na Oferta Permanente de Áreas, prevista para este ano.

“Na Oferta Permanente, 70% das áreas incluídas estão localizadas no Nordeste. Teremos, na primeira etapa, 838 blocos, totalizando 285,400 Km2 de áreas em oferta”, disse Oddone.

Já Aurélio Amaral abordou o tema “Regulação da Certificação no RenovaBio”. Ele destacou as atribuições da ANP determinadas pelo decreto que regulamenta o RenovaBio, entre elas, a regulação e fiscalização da certificação de biocombustíveis, definições e fiscalização de metas individuais de cada distribuidor.

“A ANP vem desenvolvendo estudos voltados à regulamentação da certificação, aí inclusos requisitos de credenciamento das firmas inspetoras e a ‘calculadora’, RenovaCalc. A Agência editará resolução que resultar desses estudos até meados deste ano. Um segundo ato, contendo regras de comercialização dos Créditos de Descarbonização (CBIO) em Bolsa, deverá ser editado no 2º semestre”, afirmou o diretor.

Fonte: ANP