Nesta quarta-feira, 11/3, ocorreu a posse da diretoria da FREPER (Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis), presidida pelo deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), na Câmara dos Deputados.
“A primeira reunião do ano tem como objetivo dar posse, efetivamente, ao presidente, aos vice-presidentes e aos diretores de cada área, além de tudo o que é fundamental para o funcionamento, com foco em uma agenda de trabalho muito objetiva. Todos saberão de cor o que é prioridade aqui nas casas (Câmara e Senado) e como podemos agir para fazer com que isso evolua ao longo do ano”, destacou o deputado Christino Áureo.
Seis diretores, três vice-presidentes regionais e três membros do conselho consultivo foram empossados. Veja quem são eles:
Christino Áureo (PP-RJ) – presidente
Paulo Ganime (Novo-RJ) – Diretor de Exploração e Produção de Petróleo
Domingos Sávio (PSDB-MG) – Diretor de Gás Natural
Lucas Redecker (PSDB-RS) – Diretor de Refino e Logística de Combustíveis
Leur Lomanto (DEM-BA) – Diretor de Distribuição de Combustíveis
Paulo Bengtson (PTB-PA) – Diretor de Segurança, Mei Ambiente e Sustentabilidade
Marcelo Calero (Cidadania –RJ) – Diretor de Assuntos Tributários
Vice-presidentes regionais: Laércio Oliveira (PP-SE), Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) e Lucas Gonzales (Novo-MG).
Conselho consultivo: Fernando Coelho (DEM-PE), Jean Paul Prates (PT-RN) e Renata Isfer, secretária de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.
“Precisamos pensar na Frente como algo que coloque todos do mesmo lado do balcão, com interesses mais amplos em comum. Nas divergências, que ela sirva como um espaço positivo de mitigação do risco de rompimento absoluto das posições. Acho que isso é o coração daquilo que pretendemos como atividade. Sem falar na pluralidade de posições, que precisa existir, tanto de pensamentos na linha empresarial e na linha dos trabalhadores, que estão dentro dessa cadeia, quanto de posicionamentos políticos e visões de mundo que são divergentes”, afirmou o presidente.
Para a secretária de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renata Isfer, há pautas prioritárias para o Brasil como o combate a sonegação, ao não pagamento de impostos, a criminalização do furto de combustíveisl e do devedor contumaz. Veja aqui.
A BRASILCOM, entidade que representa as distribuidoras regionais, contou na mesa com seu vice-presidente executivo, Abel Leitão, que destacou três pontos principais do setor de downstream para discussão: o combate a venda ilegal de combustível, a privatização das refinarias privilegiando a competição de mercado e com critérios para não concentrar mais a concorrência e o acesso à infraestrutura (portos, terminais e outros) aberto a todos. Veja aqui.
A primeira reunião de trabalho da Freper está agendada para o dia 15 de abril.
Fonte: Assessoria BRASILCOM