No dia 3 de setembro, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) realizou evento de capacitação para os dirigentes sindicais e suas assessorias jurídicas sobre a estrutura sindical, receitas e negociação coletiva. O workshop ocorreu a pedido do BRASILCOM (Sindicato das Distribuidoras Regionais Brasileiras de Combustíveis).
Um expressivo grupo de dirigentes sindicais estavam presentes representando os recém criados sindicatos estaduais de combustíveis – SINDIMINAS, SINDISUL, SINDESC, SINDIGOIAS, SICOMPAR – e os sindicatos que estão em processo de registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – SINDESP, SINDIMAT, SINDIPE e SINDIPAR, assim como o presidente e membros da diretoria do BRASILCOM.
Esclarecimentos – Os palestrantes da Divisão Sindical da CNC Patrícia Duque, Alain MacGregor e Roberto Lopes abordaram detalhadamente cada um dos três tópicos do programa (estrutura sindical, receitas e negociação coletiva) e elucidaram dúvidas dos participantes. “Nesse momento estamos vislumbrando a dimensão exata de nossa responsabilidade como dirigentes sindicais que representam uma categoria muito maior de empresários e empregadores, e necessitamos de um olhar mais amplo que vai além do nosso segmento”, concluiu em seu agradecimento Jefferson Rejaile, presidente do SINDESC.
O palestrante Roberto Lopes destacou a importância de um sindicato como representante de um segmento econômico, validado pela Constituição Federal. Em sua palestra sobre organização sindical explicou os fundamentos constitucionais e legais, os princípios (liberdade e unicidade sindical) e as funções do sindicato.
União e organização – “Essa organização que o segmento de combustíveis está buscando junto à CNC é de grande valia, pois vai permitir que comecem diferentes de outros sindicatos. Nesse momento de crise é importante a união, já que precisamos conversar com o governo federal e garantir a segurança jurídica para as ações empresariais como um todo. Há muito o que se fazer para desburocratizar e simplificar a carga tributária, e contamos com o apoio do Brasilcom e dos sindicatos estaduais nessa missão”, explicou Patrícia Duque.
Para o presidente do BRASILCOM, Maurício Rejaile, a acolhida da confederação com a aula de direito e representação sindical mostra que a e entidade trilhou o caminho certo da união. “Com o apoio dos empresários do setor foram fundados os sindicatos estatuais e acreditamos que essa união é o que continuará a nos levar adiante para enfrentar as lutas que temos pela frente”, afirmou.
Os participantes foram presenteados com um exemplar da 2ª edição revisada e ampliada da cartilha “Negociação Coletiva do Comércio”, publicação da CNC.
As associadas do BRASILCOM que tiverem interesse em receber o material do evento devem entrar em contato nesse e-mail: danielle@brasilcom.com.br
Assessoria Brasilcom