A BRASILCOM, representada pelo seu vice-presidente executivo Abel Leitão e pelo diretor jurídico Carlos Germano, esteve presente na Conferência BiodieselBR 2022 realizada nos dias 7 e 8 deste mês de novembro, em São Paulo.
Carlos Germano participou do Painel “O mercado de biodiesel depois de um ano sem leilões”, juntamente com Rubens Freitas (ANP), Luciano Libório (Raízen), Janaína Oliveira Lemes
(coordenadora de mercado da Caramuru).
Abel Leitão participou do Painel “O RenovaBio e o futuro do mercado de carbono”, que contou com a participação de Donizete Tokarski (presidente da Câmara Setorial do Biodiesel e Oleaginosas) e Luiz Coelho (coordenador do RenovaBio na ANP).
Para o vice-presidente da BRASILCOM, a redução das obrigações de aquisição de créditos de descarbonização (CBIOs) para 2023, reflete a realidade possível para o setor, uma vez que estudos apontam para a falta desses créditos para atender o calendário estabelecido pelo Governo, se o programa RenovaBio não for remodelado. “O RenovaBio precisa de uma revisão urgente, para corrigir as assimetrias de comercialização, ampliação dos setores com direito à emissão de CBIOs e sua fungibilidade, e da mudança da parte obrigada.”