A BRASILCOM, representada pelo seu presidente, Abel Leitão, e pelo presidente do conselho gestor, Maurício Rejaile, participou entre os dias 19 e 23 de março no Malai Manso Resort, em Mato Grosso, da 38ª Convenção Nacional TRR.
O tradicional evento do setor Transportador, Revendedor e Retalhista (TRR) de combustíveis discutiu várias pautas. Nos painéis com as distribuidoras nacionais e com a regionais foram realizados debates com os participantes sobre os projetos e planos em andamento voltados ao mercado TRR, e a apresentação da lei complementar da reforma tributária, que passará a vigorar a partir de 2026, dentre outros temas.
Abel Leitão destacou a criatividade do mercado da fraude, que agora chegou ao óleo diesel incentivada pelo aumento do preço do biodiesel. “Acho que as associadas têm que prestigiar as suas entidades, seja no TRR, nas Distribuidoras Regionais, para que nós, entidades unidas, juntamente com autoridades, consigamos rapidamente debelar essas fraudes quando ocorrem.” O presidente da BRASILCOM destacou ainda que o trabalho conjunto com as autoridades, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tem conseguido boas respostas dentro do possível.
Para o superintendente de Fiscalização do Abastecimento da ANP, Julio Nishida, é assim que se constroem soluções para os problemas, juntando o Poder Público, a fiscalização, com o mercado regulado.