A reunião ocorreu dia 28/9 para discutir o acompanhamento da implementação da aditivação obrigatória da gasolina A (RANP_40_2013 modificada pela RANP_30_2015) a ser iniciada em 1º de julho de 2017.

A SBQ reportou que os laboratórios estariam recebendo a gasolina de referência, para os testes de bancada, ainda no mês de setembro.  Após estes testes, os fabricantes de aditivos seriam os responsáveis por testar e desenvolver os aditivos a serem oferecidos no mercado.

A reunião contou com a participação de diversos operadores logísticos e estes manifestaram suas preocupações com a necessidade de conhecerem, o quanto antes, as exigências operacionais para que possam projetar, orçar e executar as obras que serão necessárias nos terminais de cabotagem, haja vista a determinação das RANPs em questão que, nestes locais, a aditivação seja feita pelas distribuidoras.

A SBQ, após reconhecer a existências destes empecilhos para o atingimento da data prevista em resolução, afirmou ser esta inegociável, e comprometeu-se a envidar esforços para permitir a implantação da aditivação na data prevista.