Maurício Rejaile, presidente da BRASILCOM, deputado federal Christino Áureo, e Abel Leitão, vice-presidente executivo da BRASILCOM

O deputado federal Christino Áureo foi homenageado no “BRASILCOM Personalidade do Ano 2019” por sua atuação parlamentar, especialmente pela criação da Frente para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis, a Freper. O evento, organizado pela entidade que representa as distribuidoras regionais de combustíveis de quase todo o território nacional, ocorreu no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, e concedeu ao Ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque, o prêmio personalidade do ano. Diante de uma plateia composta por inúmeros representantes do segmento, além de autoridades como o presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Décio Oddone, o presidente da BRASILCOM, Maurício Rejaile, e o vice-presidente executivo, Abel Leitão, Christino destacou a importância de receber tamanha honraria.

“É dia de agradecimento. Qualquer homenagem que recebemos não é pessoal. Junto comigo existem pessoas comprometidas que trabalham muito pelo desenvolvimento deste segmento, seja no meu gabinete, na Freper, na Comissão de Minas e Energia ou em diversas outras esferas. Tenho o sentimento de gratidão, e reafirmo que teremos bons desafios pela frente”, afirmou o deputado.

Na ocasião, o ministro Bento Albuquerque destacou o trabalho do deputado no parlamento. “Christino é um parceiro de todas as horas e tem contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério de Minas e Energias.  O país está trabalhando muito para melhorar a competitividade do setor, e estamos avançando”” declarou Albuquerque.

O segmento avança aquecendo a economia

Maurício Rejaile informou que as duas homenagens são frutos da escolha das mais de 40 entidades associadas à BRASILCOM e que os avanços do setor são significativos.

“Teremos um mercado mais aberto e amplo, o que é importante para o segmento de distribuição de combustíveis, mas a liberdade não pode ser confundida com ausência de regras, as transformações têm que atacar às distorções”” afirmou.

Christino Áureo destacou ainda que a Freper é uma iniciativa inédita no Congresso Nacional. Para ele, embora o setor de petróleo, tanto downstream  quanto upstream, ocupem posição de destaque no PIB brasileiro, ainda não contava com representatividade à altura.

“Nosso objetivo com a criação da Freper foi unir o setor de energia fóssil ao de outras formas de energia. E conseguimos. Neste ano, trabalhamos na identificação das principais pautas do segmento, e a Brasilcom teve um papel muito importante. Definida a agenda, pudemos avançar apoiando o desenvolvimento deste setor tão importante para a economia que gera milhares de empregos nas 27 unidades da federação. Para 2020, queremos acompanhar e opinar sobre um modelo mais adequado de privatização para a área de refino, com a disponibilização de regras claras que não permitam a destruição do valor deste ativo”.

Comercialização do etanol está na pauta da Freper

Outras questões que também afetam as empresas de distribuição de combustíveis estão na pauta da Freper para o próximo ano. “O modelo de comercialização do etanol está sendo discutido. São assuntos que vão se desenvolver ao longo de 2020”,finalizou Christino Áureo.

Veja aqui as fotos do evento.

Fonte: Assessoria BRASILCOM/Assessoria Deputado Christino Áureo

Fotos: José Roberto Couto