O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Pietro Mendes e sua equipe, recebeu nesta segunda-feira, 24 de abril, em seu gabinete no Ministério de Minas e Energia, o vice-presidente executivo da BRASILCOM, Abel Leitão, e o diretor de abastecimento e defesa da concorrência da entidade, Carlos Germano. Os principais temas debatidos durante o encontro foram: a necessária remodelação do modelo atual do RenovaBio, o impacto da política de preço da Petrobras nas distribuidoras regionais e os sucessivos cortes de pedidos, e ainda o alto custo e onerosidade excessiva dos estoques regulatórios exigidos pelas Resoluções ANP nº 67/2011(anidro) e 45/2013(estoques semanais). Abel Leitão considerou a reunião muito positiva, com os pontos defendidos pela BRASILCOM bem recebidos pelo secretário, como por exemplo, a revisão do programa RenovaBio. “A BRASILCOM apoia 100% os esforços no sentido de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas entende que é preciso promover reformas estruturais, conforme demonstram estudos realizados pela PUC-Rio. E o secretário Pietro já nos convidou e ao professor Márcio Thomé, da PUC-Rio, para um workshop sobre RenovaBio a ser realizado em breve.”
O secretário Pietro Mendes disse que as sugestões apresentadas pela BRASILCOM sobre os demais temas tratados na reunião, de interesse do setor de combustíveis, serão analisadas e novos encontros serão agendados. Para Carlos Germano “a receptividade do MME em relação aos temas levados pela Brasilcom demostram que existe uma grande preocupação do órgão com a implementação de políticas públicas e normas regulatórias que sejam coesas e inibam assimetrias que venham a onerar o mercado”.
Além do secretário Pietro participaram ainda da reunião:
• Renato Dutra – diretor do Departamento hoje de Petróleo da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME);
• Deivson Timbó – coordenador-geral de Acompanhamento do Mercado do Departamento de Combustíveis Derivados de Petróleo;
• Danielle Ornelas – coordenadora-geral de Etanol e RenovaBio;
• Aldo Junior – coordenador-geral de Refino, Abastecimento e Infraestrutura
• Ronny José Peixoto e Mariana F. C. de Azevedo – Assessores
Na foto: Abel leitão, Carlos Germano e Pietro Mendes.